Dieta: fotografar alimentos 'é melhor que diário'
Fotografar os alimentos antes de realizar as refeições ajuda mais as pessoas a se tornarem conscientes sobre o que está sendo consumido e sobre as mudanças necessárias em seus hábitos alimentares do que escrever diários, indica um novo estudo realizado nos Estados Unidos.
A pesquisa, liderada por Lydia Zepeda e David Meal, da Universidade de Wisconsin-Madison, comparou os efeitos de diários escritos e de diários fotográficos feitos por um total de 43 voluntários.
Os pesquisadores pediram a eles que anotassem tudo o que comiam em um diário, ou tirassem fotografias das refeições, durante uma semana. Depois, eles responderam a perguntas sobre o que comiam.
A conclusão foi que a fotografia tem impacto sobre o paciente imediatamente antes de ele fazer a refeição.
Mais cuidado Uma resposta típica dos voluntários analisados foi "tive que pensar com mais cuidado sobre o que estava comendo, porque tinha que tirar uma fotografia".
Em comparação, os diários, normalmente são escritos horas depois da refeição, tinham impacto menor. "A análise qualitativa das entrevistas com os participantes revelou que os diários fotográficos podem alterar atitudes e comportamentos associados à escolha dos alimentos" com maior probabilidade do que os diários escritos, diz o estudo.
Segundo Zepeda, "os nutricionistas vêem o diário como um instrumento de registro. Eles agora deveriam explorar o papel da fotografia como ferramentas de intervenção".
A pesquisa foi divulgada em um artigo na última edição da revista New Scientist.
Nenhum comentário:
Postar um comentário